19 de janeiro de 2010

Sob investigação da justiça, reitor da Univap é alvo de críticas




A gestão do reitor da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), professor Baptista Gargione Filho, vem gerado polêmica em São José dos Campos. Além de causar prejuízos aos alunos da instituição e desagradar o corpo docente, as atitudes tomadas pelo gestor são alvo de investigação do Ministério Público e agora despertam a atenção da sociedade organizada.
Gargione Filho teria instalado um clima de terror dentro da universidade, por causa de várias demissões promovidas


O professor Darwin Bassi, que já trabalhou na Univap, concorda com o colega. Ele acredita que o reitor da instituição tenha criado uma trama para se perpetuar no poder e vem fazendo isso há 16 anos.
"Existe uma série de irregularidades na gestão dele e o caso está sendo investigado pelo Ministério Púbico", alerta Bassi. O profissional lamenta as demissões, principalmente pelo alto gabarito dos profissionais que foram desligados.
Clima de terror
Na opinião do professor Nóbrega, as demissões e as mudanças promovidas instalaram um clima de terror dentro da universidade. Segundo ele, os profissionais demitidos estão impedidos até mesmo de entrar na instituição.

Ele comparou a atitude do reitor ao atual presidente da Venezuela, Hugo Chavez, e aos ex-ditadores Josef Stalin (Rússia) e Fidel Castro (Cuba).
No final da semana passada, os vereadores da cidade manifestaram interesse na situação e a Comissão de Educação da casa recebeu alguns professores para conhecer a fundo o problema.
O jornal Vale Paraibano tem promovido uma série de matérias e artigos sobre o tema, inclusive trazendo questionamentos da opinião pública, entre eles estudantes e profissionais ligadas à educação.
Diante dos fatos, as avaliações do Ministério da Educação quanto à qualidade do ensino oferecido pela instituição vêm caindo a cada ano. Com isso, Nóbrega afirma que muitos estudantes acabem optando por outras instituições, o que viria a provocar uma crise financeira na instituição.
A reportagem do AgoraVale entrou em contato com a reitoria da Univap, mas foi informada que o reitor não iria se pronunciar sobre o assunto. (Lucas Lacaz Ruiz/A13)

Nenhum comentário: